Visita Pastoral à Missão de Mukumbura evoca vítimas de Massacre

 

No início do mês de Setembro, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, visitou a Paróquia de Santa Maria de Mukumbura, no distrito de Mágoè, junto à fronteira com o Zimbabwé. Nesta breve visita o bispo pode ver de perto o trabalho realizado pelos Padres Francisco González e Manuel Armando que há apenas um ano assumiram a paróquia de Mukumbura que estivera 50 anos sem a presença de padres. Apesar da pandemia provocada pelo vírus Covid 19 e com as limitações ao trabalho pastoral, as melhorias já são visíveis nos trabalhos de construção e reabilitação dos edifícios da paróquia e sobretudo no ânimo dos fiéis católicos que agora se encontram mais confortados espiritualmente com a presença dos sacerdotes

O ponto alto da visita foi a evocação, no dia 2 de Setembro,  dos 50 anos dos massacres de Mukumbura. 

Acompanhado pelos padres de Mukumbura e pelo Padre Manuel Reyes Medina, Vigário da Vigararia do Songo, juntamente com autoridades civis e tradicionais e um grupo de fiéis, inclusive antigos alunos da Missão de Mukumbura, presidiu à cerimónia de deposição de flores na sepultura de um grupo de vítimas dos massacres na aldeia de Buxo. O monumento em memória das vítimas foi erguido pela paróquia de Mukumbura.Seguiu-se a Santa Missa durante a qual se rezou pelas vítimas da violência e se implorou a Deus pela paz em Moçambique. 

Mukumbiura2

Irmã Esperança Despede-se de Tete

Esperança Divina Vázquez Rodríguez, mais conhecida por Irmã Esperança, Missionária das Filhas do Calvário deixou hoje Tete rumo a Espanha.

Depois de uma intensa e prolongada vida missionária na nossa diocese, onde chegou em 1966 chegou a hora de se retirar-se para tratamento médico e repouso.

A sua idade avançada, 91 anos, não impediu que a Irmã Esperança até alguns meses mantivesse a sua actividade, quer no Centro de Saúde, como enfermeira, quer na Paróquia da Catedral de Tete, como catequista.

Acometida de doença, este ano, debilitou-se o seu corpo e sobreveio a necessidade de regressar ao seu país.

De forma privada, o bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, acompanhado pelos Padres Vital, Sandro e Elton presidiu à Missa de despedida na residência das Irmãs Filhas do Calvário na cidade de Tete.

Foi um ocasião de dar graças a Deus pela sua Fé activa, pelo sua generosa caridade e pela firmeza da sua esperança.

Viveu estas virtudes de modo exemplar na Missão de Santa Maria de Mukumbura, distrito de Magoè, onde trabalhou como enfermeira entre 1966 e 1972, ano em que foi expulsa de Moçambique pela denúncia feita pela equipa missionária de Mukumbura contra a violência da guerra. Regressou a Moçambique apenas em 1980 para trabalhar na cidade de Tete, onde deu o melhor de si.

Rezemos pela sua saúde e se for possível, que possa regressar um dia. Muito obrigado Irmã Esperança, que Deus a abençoe e recompense por todo o bem realizado entre nós.

Espernça2 1

Marara: Irmãs Servas de Nossa Senhora da Anunciação em Plena Actividade

As Irmãs Servas de Nossa Senhora da Anunciação, chegadas à Diocese de Tete no passado dia 14 de Maio, já estão em plena actividade pastoral e educacional na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Marara.

Apesar dos limites deste tempo de pandemia, não ficaram inactivas mas procuraram dentro das normas de segurança viver um confinamento fecundo respondendo às necessidades da missão.

Iniciaram já um projecto de culinária com gestão de finanças para as alunas do internato feminino da Missão de Marara. As alunas da Escola Secundária estão a aprender a cozinhar mas também vender os alimentos preparados e a contabilizar o lucro. O objectivo é a formação para  auto-sustentabilidade.

Para além desta actividade educativ, as irmãs Rosa e Nazaré iniciaram tambéma a pastoral da visitação na sede da missão, em Marara, e em Cachembe, sede distrital. Visitam as famílias para conhecerem a população e serem conhecidas, criando laços de proximidade e confiança. Durante estes encontros familiares há um momento para uma breve oração.

IMG 20210801 WA0050 IMG 20210801 WA0009 IMG 20210801 WA0042 

IMG 20210801 WA0008

Benção da Nova Casa Paroquial de São Paulo de Tete

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, abençoou nova residência paroquial da Paróquia de São Paulo de Tete que está sob a responsabilidade dos Missionários da Consolata.

A residência serve para os padres que trabalham na Paróquia, Padre Franco Gioda e Padre Faustino Kalolo, recém-chegado, e como casa de alojamento para os Missionários da Consolata que trabalham na Marávia e no Zumbo nas suas deslocações à diocese de Tete.

Não dispondo a paróquia de casa para os padres, a diocese de Tete, em parceria com os Missionários da Consolata procederam à construção da residência, no início de 2021. A obra está agora concluída e foi também abençoada.

A Paróquia de São Paulo, situada no Bairro Francisco Manyanga, foi restaurada e reaberta ao culto religioso em 2019 depois de ter sido nacionalizada e encerrada em 25 de Julho de 1975.

IMG 20210819 WA0024 sãoPaulo2  São Paulo

Seminário de Tete celebra a Festa do seu Padroeiro

 No dia 4 de Agosto, festa de São João Maria Vianney, o Seminário Propedêutico de Tete celebrou a festa do seu padroeiro. 

Para assinalar o acontecimento o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, celebrou a Missa com os seminaristas. Concelebraram os formadores do seminário, Padre Agnano João e Padre Ananias Milissão, e o vigário geral, Padre Vital Conala.

Durante a homilia o bispo falou de São João Maria Vianney, modelo e protector dos sacerdotes. Foi graças à sua vida de piedade que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo. Como sacerdote foi enviado para a Paróquia de Ars onde o seu exemplo de fé e caridade converteu e atraiu muitos a Cristo.

O Seminário de São João Maria Vianney de Tete foi fundado em 2017 e, neste ano formativo é frequentado por 11 seminaristas provenientes das paróquias de Inhangoma, Charre, Tsangano, Vila Ulonguè, Domuè, Boroma e Songo.

Seminário 5

Subcategorias

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS