Visita ad Limina Apostolorum dos bispos Católicos de Moçambique ao Varicano

Os bispos de Moçambique estão em Roma para a visita “Ad Limina Apostolorum” ao Vaticano que ontem, dia 23 de Setembro, iniciou e que terminará no próximo dia 27 de Setembro. A visita “ad limina Apostolorum”, que significa no limiar, na entrada (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, a primeira de todas as Dioceses do mundo e onde está a Sé de Pedro, com quem se encontram na pessoa do Santo Padre.

Após nove anos, o episcopado moçambicano volta a realizar a visita à Santa Sé para um diálogo com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastérios da Santa Sé, e com o Papa Francisco e para apresentar relatórios de cada diocese e das diferentes comissões da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM). São previstas 15 reuniões, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade moçambicana na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.

Esta visita é uma visita de trabalho, de reuniões e de contactos que os bispos fazem junto da Santa Sé e dos seus diversos organismos, dicastérios e conselhos pontifícios”.

Os bispos vão com vontade de ouvir, mas também levam a sua experiência de Igreja que é importante para o Papa, é importante para os organismos da Santa Sé que vão visitar.

A situação social e política de Moçambique e os desafios pastorais são temáticas que vão marcar também a visita dos bispos ao Vaticano.

Para além das reuniões de trabalho nos vários organismos da Cúria Romana, o episcopado moçambicano vai encontrar-se com a comunidade moçambicana presente em Roma.

VII Semana de fé e Compromisso Social

Neste Domingo, 4 de Agosto, concluiu-se a VII Semana Nacional de Fé e Compromisso Social, sob o lema: “A caminho dos 50 anos da independência, como peregrinos da esperança”.

A Comissão Diocesana de Justiça e Paz, coordenada pelo Padre Elton João Laissone, levou a cabo uma série de palestras na Sé Catedral de Tete. Foi uma ocasião, escutando várias vozes, para fazer memória dos quase 50 anos de independência de Moçambique, com as suas luzes e sombras.

Durante a semana foram promovidos vários debates baseados nos cinco subtemas propostos pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz.

A Semana Nacional de Fé e Compromisso social chamou a atenção para a necessidade de se ter consciência do caminho trilhado, e a urgência de melhorar o que falta completar, sobretudo a paz e a reconciliação e a necessidade de uma sociedade mais inclusiva.

Abertura da Nova Paróquia de São Marcos de Luia, Distrito de Chifunde

No sábado, 8 de Junho, Dom Diamantino Guapo Antunes inaugurou a nova Paróquia de São Marcos de Luia, na sede distrital de Chifunde, na região norte da Diocese Tete, a caminho da fronteira com a Zâmbia.

Antes da leitura do decreto da criação da Paróquia, o Bispo de Tete benzeu a igreja paroquial, um amplo edifício, que embora não esteja totalmente terminado, já acolhe as centenas de fiéis da vila de Luia.

A construção da igreja, junto à Estrada Nacional N 9, que liga Tete à Zâmbia, teve início em 2022 e é fruto do trabalho conjunto dos fiéis da nova paróquia e da Diocese de Tete. 

Durante a Santa Missa, foram crismados 61 fiéis, a quem o Bispo chamou à atenção para a sua responsabilidade enquanto primeiros frutos de uma paróquia em formação.

A Paróquia do Luía foi desmembrada da Paróquia de Santa Maria de Manje, distrito de Chiuta, e conta com 40 comunidades cristãs organizadas em 5 zonas pastorais: Luia, Chifunde, Cazimula, Cassacatiza e Mulimba.

Faz limite a Norte com a Zâmbia, Diocese de Chipata, a Oeste com as paróquias de Uncanha, Fingoè, no distrito da Marávia, a Sul com a Paróquia de Manje, e a Este com as paróquias de Chiritse, Furancungo e Nkantha.

Está confiada à cura pastoral do clero diocesano de Tete.

A partir de hoje, no distrito de Chifunde passam a existir 2 paróquias, Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkantha, fundada em 2019, e São Marcos de Luia.

Com a criação da Paróquia de Luia a Diocese de Tete conta com 41 paróquias, sendo esta a 11ª paróquia criada por Dom Diamantino Antunes em 5 anos de episcopado em Tete.

Tomada de Posse do Novo Pároco da Paróquia de São Pedro de Tete

No Domingo, 30 de Junho, tomou posse como novo pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo de Tete o Reverendo Padre Filipe Ajuda Ernesto do clero diocesano de Tete.

A tomada de posse decorreu durante a Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes.

A celebração foi realizada fora da igreja devido ao grande número de fiéis que participaram na Missa.

Dom Diamantino Antunes na homilia recomendou ao novo pároco zelo e espírito apostólico para conduzir os fiéis católicos que residem no Bairro Sansão Muthemba, um dos mais populosos da cidade de Tete.

A paróquia de São Pedro de Tete foi fundada em 1964 pelos Padres de Burgos tendo sido na altura desmembrada da Paróquia de São Tiago Maior. Prestou um serviço relevante na formação da juventude de Tete com as suas escolas, centro desportivo e cultural. Depois da independência, a missão foi nacionalizada e passou por tempos difíceis com o encerramento das suas portas a qualquer actividade de carácter religioso.

Nestes últimos anos a missão foi requalificada nas suas estruturas materiais e ganhou novo dinamismo pastoral, o que levou à criação d euma nova paróquia em 2022, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi.

Na Paróquia de São Pedro além do clero diocesano trabalham desde 2021 as Irmãs de Notre Dame.

Desejamos ao Padre Filipe e a toda a equipa missionária de São Pedro um fecundo apostolado.

Peregrinação da Legião de Maria ao Santuário Diocesano do Zobuè

Centenas de Legionários e Legionárias de diferentes paróquias da Diocese de Tete peregrinaram no fim de semana, de 25 a 26 de Maio, ao Santuário da Imaculada Conceição do Zobuè, para celebrar a conclusão do Mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora. A peregrinação teve como lema: "Como Maria sejamos, discípulos e missionários do Evangelho". Na tarde de sábado realizou-se a Via Sacra, seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes. Durante a Missa o Bispo de Tete administrou o Sacramento da Confirmação a 12 jovens em recuperação na Fazenda da Esperança do Zobuè. Depois do jantar houve a recitação do Terço com procissão das velas. A noite foi passada em vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento. Houve oportunidade para os peregrinos se confessarem com os sacerdotes presentes e falarem e se aconselhar com as missionárias que se disponibilizaram para o atendimento e o diálogo. No Domingo, de madrugada os peregrinos subiram o monte da Esperança e rezaram o terço junto da capelinha de Nossa Senhora da Piedade. A Missa conclusiva da Peregrinação foi presidida pelo Padre Filipe Ajuda Ernesto, director espiritual da Legião de Maria, em substituição do Bispo de Tete que se deslocou à Paróquia de Domuè para presidir à Eucaristia onde a Irmã Brigida Marcos, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Victorias emitiu os seus votos perpétuos. A próxima peregrinação ao Santuário do Zobué será no dia 15 e 16 de Junho e nela participarão os membros do Apostolado de Oração-Rede Mundial de Oração do Papa. Agradecemos à Comunidade da Fazenda da Esperança do Zobuè pelo acolhimento prestado aos peregrinos e aos missionários e missionárias presentes neste evento eclesial.

 

445104412 980681710132745 7330957707318854665 n

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS