ABERTURA DA NOVA PARÓQUIA DE CHIPINDU, DISTRITO DA ANGÓNIA

Por razões de ordem pastoral, foi criada pelo Bispo de Tete a Paróquia de São Francisco de Sales de Chipindu com território desmembrado da Paróquia de São Pedro Claver de Domuè.  Neste Domingo, dia 10 de Setembro, milhares de fiéis católicos vindos de diferentes comunidades acorreram a Chipindu para participar na Missa da abertura oficial da nova paróquia. A celebração foi ao aberto, em frente da igreja paroquial, um amplo templo construído de raiz e já quase pronto. Dom Diamantino Antunes presidiu à Missa concelebrada por um bom grupo de sacerdotes diocesanos, Franselianos e Jesuítas. Foi a ocasião para a tomada de posse do primeiro pároco de Chipindu, o Padre Linus Joseph Kodikulam, dos Missionários Fraselianos. Na homilia o bispo de Tete apelou aos fiéis da nova paróquia para estar unidos ao seu pároco no trabalho de organização e crescimento da paróquia, nomeadamente na generosidade em contribuir com a suas ofertas para os trabalhos de construção das infraestruturas necessárias de que a paróquia deve estar dotada.

A Paróquia de São Francisco de Sales de Chipindu é contituída por 67 comunidades cristãs localizadas nas localidades de Ndaula, Chifumbe, Catondo, Nkhame e Mpandula.

Esta é a 10ª paróquia criada por Dom Diamantino Antunes  em 4 anos como bispo de Tete. Neste momento a Diocese de Tete é constituída por 40 paróquias.

Chipindu 2 Chipindu 6 Chipindu 1 Chipindu 4 Chipindu 3

CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DOS 50 ANOS DA FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO CLAVER DE DOMUÈ

Neste sábado, 9 de Setembro, festa litúrgica de São Pedro Claver, encerrou-se o Jubileu dos 50 anos da criação da Paróquia de Domuè. Foram muitas as centenas de fiéis que acorreram à Missa celebrada pelo Bispo de Tete e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes que trabalham na Vigararia da Angónia.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, recordou que a história do Domuè se confunde com a Igreja Católica, visto que a presença desta é antiga e esteve sempre ao lado do povo nos momentos mais difíceis da sua existência. Agradeceu todos os missionários, missionárias e catequistas que ajudaram a levantar e a fazer crescer a paróquia de São Pedro Claver, uma das maiores e mais vivas, pelo número de comunidades e seu dinamismo, da Diocese de Tete. Apelou a todos os fiéis católicos para que continuem a colaborar para o crescimento da Igreja através de acção de caridade e de bem, a exemplo de São Pedro Claver, escravo dos escravos, homem de profunda caridade.

A Missão do Domuè foi criada em 22 de Abril de 1973 por D. Augusto César Alves Ferreira, Bispo de Tete, a cerca de 20 km, da Missão de Lifidzi de cujo território foi desmembrada. Já havia anos que existia uma estação missionária no Domuè dependente da Missão de Lifidzi. Com uma superfície de 2.000 kms, o seu primeiro pároco foi o P. Domingos José da Silva, Jesuíta, que passou a residir lá a partir do dia 2 de Outubro de 1973 e as Irmãs de São José de Cluny a partir de 14 de Novembro. O P. Domingos Silva dirigiu a construção da residência e da ampla igreja, com a colaboração da Missão de Lifidzi.  Em 1985, por causa da guerra, as Irmãs de São José de Cluny retiraram-se. No dia 19 de Junho de 1985, foram raptados pela Renamo, na Missão de Domuè o P. Domingos Silva e o Irmão Adelino Rodrigues. A Missão ficou, desde essa altura, sem missionários.

Em 1994, depois do regresso da população refugiada no Malawi, os Padres Jesuítas continuaram a prestar assistência religiosa à Paróquia do Domuè. Em 2018, os Missionários Franselianos assumiram a responsabilidade pastoral da Paróquia de São Pedro Claver. Amanhã, 10 de Setembro, o Bispo de Tete criará oficialmente a Paróquia de São Francisco de Sales de Chipindu, com território desmembrado da Paróquia de Domuè.

Zobue Pereg 3 Zobue Pereg 2 Zobue Pereg 4

BÊNÇÃO DA RENOVADA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO JOSÉ DA MISSÃO DE BOROMA

No dia 6 de Setembro, fez-se história e festa na Missão de Boroma.

Tratou-se da bênção das salas reabilitadas e outras construídas de raiz e do internato masculino da Escola Secundária de São José.

A cerimónia iniciou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, e animada pelo coro da Escola.

A igreja ficou a abarrotar de alunos, professores e encarregados de educação. Participou também a  Secretária Permanente do Distrito de Marara e a Directora Distrital de Educação. Na homilia o Bispo de Tete agradeceu todos os que ajudaram na reabilitação da escola, destacando os benfeitores e os trabalhadores sob a sábia e experiente coordenação do leigo missionário, senhor Serafino Piras. Recordou também a importância histórica da escola, uma das mais antigas e com mais méritos em Moçambique, pela qualidade da sua educação.

A Missão de Boroma foi fundada pelos Missionários Jesuítas em 1885. Depois da nacionalização da missão em 1975, os edifícios da missão foram-se deteriorando, até que em 2017 o Ministério da Educação devolveu a escola e demais edifícios à Igreja Católica. Os trabalhos de reabilitação da escola começaram em meados de 2022.

A partir de agora, a Escola Secundária de Boroma conta com 12 salas de aulas, biblioteca, sala de informática e laboratório. Os alunos são 765 e são oriundos de Boromas e aldeias vizinhas. Em 2024 será introduzida a 12ª classe.

Parabéns Missão de Boroma. Antiga e sempre nova.

Escola Boroma 1 Escola Boroma 3  Boroma 3

VISITA DO BISPO DE TETE À PARÓQUIA DO ZOBUÈ

No dia 8 de Setembro o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, visitou a Comunidade de São João Baptista de Chigo da Paróquia do Zobuè.

Numa celebração bem preparada e participada, o Bispo de Tete celebrou o sacramento do Baptismo a um grupo de catecúmenos, administrou o Sacramento do Crisma e abençoou dois matrimónios.

Foi a ocasião de apresentar o novo pároco de Zobuè, Padre Gilmar Soares de Abreu e despedir e agradecer o Padre Clayton Luiz, ambos missionários da Comunidade Canção Nova.

Concelebraram também os Padres Armindo Janeiro, Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, e o Padre Simão Pedro Costa, Missionário da Consolata, que trabalha em Fátima. Estes dois sacerdotes acompanham um grupo da associação dos antigos alunos dos seminários de Portugal que durante esta semana estão em visita à Diocese de Tete.

  IMG 20230908 WA0007 IMG 20230908 WA0006 

Visita Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Marara

Dom Diamantino Guapo Antunes, realizou a visita pastoral à Paróquia da Imaculada Conceição de Maria de 29 de Agosto a 2 de Setembro. Visitou as Comunidades de Nhabirussa, Chidhavu, Cachembe e Marara onde celebrou a Santa Missa e administrou o Sacramento Crisma. Sempre acompanhado pela equipa missionária, Padre Devanil e Padre Simon, Oblatos de São José, e das Irmãs Rosa e Nazaré, Servas da Anunciação, visitou as famílias das comunidades de Marara e Cachembe. Além disso, encontrou-se com o Conselho Pastoral Paroquial, Responsáveis das Comissões Pastorais e Movimentos, jovens da paróquia e direcção e professores da Escola Secundária da Missão de Marara.

Foram dias muito preenchidos e de contacto directo com as pessoas e imersão nos desafios pastorais  da Paróquia de Marara. Esta visita serviu também para o Bispo de Tete auscultar os paroquianos sobre o projecto da criação de uma nova paróquia na vila de Cachembe, sede do Distrito de Marara. Tudo parece indicar que em 2025 vai surgir esta nova paróquia com o desmembramento da paróquia de Marara.

A Missão de Marara foi fundada em 1947 pelos missionários Jesuítas, tendo sido desmembrada da Missão de São José de Boroma. Ao longo destes anos formou juventude de diferentes gerações e esta missão continua hoje com  a sua escola secundária, internatos, escolinha e centro de culinária.

IMG 20230902 WA0081 IMG 20230902 WA0083 IMG 20230902 WA0108

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS