Funeral do P. Manuel Martins

Notícias Acessos: 515

Hoje, dia 30 de Novembro, foram realizadas as exéquias fúnebres do Padre Manuel dos Anjos Martins, Missionário Comboniano português, falecido em Tete no passado dia 27 de Novembro.

O Padre Manuel foi sepultado no cemitério de Chitima, paróquia onde viveu e trabalhou nos últimos meses da sua longa vida missionária em Moçambique.

A Missa de Corpo presente foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada por sacerdotes do clero diocesano e religiosos.

O Padre Manuel foi um vivo retrato de trabalho, caridade e fé. O Instituto dos Missionários Combonianos e todos os que com ele conviveram perderam um grande missionário que, na Diocese de Tete, foi e continua a ser uma referência.

Tinha forte sensibilidade pastoral. Disponível para lançar a Palavra de Deus no coração dos homens e da sua cultura. Profundo conhecedor da língua e cultura Nyungwe, trabalhou na tradução de textos litúrgicos e bíblicos.

O seu último grande esforço pastoral-linguístico foi a tradução da Bíblia para língua cinyúngue, trabalho com que se dedicou com paixão e competência. Certamente que este trabalho vai continuar, porque realmente as nossas comunidades cristãs precisam de ter o texto da Sagrada Escritura na sua língua.

Junto do Senhor, que ele possa encontrar o melhor Moçambique e o melhor Tete, como recompensa dos seus muitos sacrifícios missionários. Os nossos sentimentos de pesar vão para a sua grande Família Comboniana e para a sua família de sangue, que deve orgulhar-se  ter tido na sua história um missionário digno deste nome, que se chamou: Padre Manuel dos Anjos Martins !

Enterro P. Manuel 2  Enterro P. Manuel 3  Enterro P. Manuel 4

Imprimir