BÊNÇÃO DA RENOVADA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO JOSÉ DA MISSÃO DE BOROMA

No dia 6 de Setembro, fez-se história e festa na Missão de Boroma.

Tratou-se da bênção das salas reabilitadas e outras construídas de raiz e do internato masculino da Escola Secundária de São José.

A cerimónia iniciou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, e animada pelo coro da Escola.

A igreja ficou a abarrotar de alunos, professores e encarregados de educação. Participou também a  Secretária Permanente do Distrito de Marara e a Directora Distrital de Educação. Na homilia o Bispo de Tete agradeceu todos os que ajudaram na reabilitação da escola, destacando os benfeitores e os trabalhadores sob a sábia e experiente coordenação do leigo missionário, senhor Serafino Piras. Recordou também a importância histórica da escola, uma das mais antigas e com mais méritos em Moçambique, pela qualidade da sua educação.

A Missão de Boroma foi fundada pelos Missionários Jesuítas em 1885. Depois da nacionalização da missão em 1975, os edifícios da missão foram-se deteriorando, até que em 2017 o Ministério da Educação devolveu a escola e demais edifícios à Igreja Católica. Os trabalhos de reabilitação da escola começaram em meados de 2022.

A partir de agora, a Escola Secundária de Boroma conta com 12 salas de aulas, biblioteca, sala de informática e laboratório. Os alunos são 765 e são oriundos de Boromas e aldeias vizinhas. Em 2024 será introduzida a 12ª classe.

Parabéns Missão de Boroma. Antiga e sempre nova.

Escola Boroma 1 Escola Boroma 3  Boroma 3


Imprimir   Email