CELEBRAÇÃO ANUAL DOS SERVOS DE DEUS PADRE JOÃO DE DEUS KAMTEDZA E PADRE SÍLVIO ALVES MOREIRA
Como todos os anos, no dia 30 de Outubro, centenas católicos de diferentes paróquias da Angónia e Tsangano, juntamente com as suas equipas missionárias, peregrinaram ao lugar de Chapotera, Missão de Lifidzi, para celebrar a memória dos Servos de Deus Padre João de Deus Kamtedza e Padre Sílvio Alves Moreira. Também com eles peregrinou o Bispo de Tete, o qual presidiu à Missa celebrada no lugar onde os dois sacerdotes jesuítas foram assassinados no dia 30 de Outubro de 1985.
Na sua homilia, Dom Diamantino Antunes, falou do testemunho de fé, caridade e coragem dos Mártires de Chapotera e informou do trabalho que está a ser realizado em Roma para a sua beatificação e canonização. Recordou que eles foram mártires da justiça e da paz. Convidou todos a rezar pela paz, diálogo e colaboração entre os moçambicanos, neste momento difícil que o país está a atravessar.
O padre João de Deus foi ordenado sacerdote, há 60 anos, no dia 15 de Agosto de 1964, na igreja de Lifidzi. Dom Diamantino convidou dois anciãos presentes a darem o seu testemunho sobre o que sentiram ao ver elevado à ordem sacerdotal o primeiro sacerdote natural da Angónia e o primeiro jesuíta moçambicano.
De notar a presença significativa de adolescentes e jovens na celebração eucarística em memória dos mártires de Chapotera, sinal de que o seu testemunho a todos sensibiliza e ilumina.