CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DOS 50 ANOS DA FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO CLAVER DE DOMUÈ

Neste sábado, 9 de Setembro, festa litúrgica de São Pedro Claver, encerrou-se o Jubileu dos 50 anos da criação da Paróquia de Domuè. Foram muitas as centenas de fiéis que acorreram à Missa celebrada pelo Bispo de Tete e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes que trabalham na Vigararia da Angónia.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, recordou que a história do Domuè se confunde com a Igreja Católica, visto que a presença desta é antiga e esteve sempre ao lado do povo nos momentos mais difíceis da sua existência. Agradeceu todos os missionários, missionárias e catequistas que ajudaram a levantar e a fazer crescer a paróquia de São Pedro Claver, uma das maiores e mais vivas, pelo número de comunidades e seu dinamismo, da Diocese de Tete. Apelou a todos os fiéis católicos para que continuem a colaborar para o crescimento da Igreja através de acção de caridade e de bem, a exemplo de São Pedro Claver, escravo dos escravos, homem de profunda caridade.

A Missão do Domuè foi criada em 22 de Abril de 1973 por D. Augusto César Alves Ferreira, Bispo de Tete, a cerca de 20 km, da Missão de Lifidzi de cujo território foi desmembrada. Já havia anos que existia uma estação missionária no Domuè dependente da Missão de Lifidzi. Com uma superfície de 2.000 kms, o seu primeiro pároco foi o P. Domingos José da Silva, Jesuíta, que passou a residir lá a partir do dia 2 de Outubro de 1973 e as Irmãs de São José de Cluny a partir de 14 de Novembro. O P. Domingos Silva dirigiu a construção da residência e da ampla igreja, com a colaboração da Missão de Lifidzi.  Em 1985, por causa da guerra, as Irmãs de São José de Cluny retiraram-se. No dia 19 de Junho de 1985, foram raptados pela Renamo, na Missão de Domuè o P. Domingos Silva e o Irmão Adelino Rodrigues. A Missão ficou, desde essa altura, sem missionários.

Em 1994, depois do regresso da população refugiada no Malawi, os Padres Jesuítas continuaram a prestar assistência religiosa à Paróquia do Domuè. Em 2018, os Missionários Franselianos assumiram a responsabilidade pastoral da Paróquia de São Pedro Claver. Amanhã, 10 de Setembro, o Bispo de Tete criará oficialmente a Paróquia de São Francisco de Sales de Chipindu, com território desmembrado da Paróquia de Domuè.

Zobue Pereg 3 Zobue Pereg 2 Zobue Pereg 4


Imprimir   Email