Funeral do Padre Vital Conala, Vigário Geral da Diocese de Tete

Foi a enterrar, a 9 de abril, o  corpo do Padre Vital Adriano Conala, sacerdote diocesano e vigário geral da diocese de Tete, falecido no passado Domingo, dia 7 de Abril.

A igreja Catedral de Tete foi pequena para acolher as centenas de pessoas que participaram na sua despedida. Muitos vieram de longe, sobretudo da Angónia, de onde ele era natural.

A Missa de corpo presente, presidida pelo Bispo de Tete e concelebrada por 2 bispos do Malawi, o arcebispo de Blantyre e o Bispo de Zomba, e por 51 sacerdotes foi uma ocasião para rezar pela alma do Padre Vital e para agradecer a Deus pela vida e ministério deste sacerdote dedicado e amigo de todos.

Dom Diamantino Guapo Antunes, na sua homilia deu o seguinte testemunho: "O Padre Vital, que pude bem conhecer nestes cinco anos como bispo de Tete, durante os quais foi o meu principal colaborador e confidente, foi um vivo retrato de amabilidade, disponibilidade, trabalho, caridade e fé. A Diocese de Tete, e todos os que com ele conviveram perderam um bom sacerdote, um bom amigo, que foi e continuará a ser uma referência moral e espiritual para todos. Muito obrigado padre Vital."

As mensagens fúnebres lidas no final da Missa confirmavam estas características destacadas pelo bispo e que foram cultivadas pelo padre Vital ao longo da sua nas suas relações dentro da Igreja e na sociedade.

O Governador da Província de Tete, Dr. Domingos Viola, destacou a colaboração e o diálogo construtivo do Padre Vital, em representação da Diocese de Tete, com os organismo do Governo a vários níveis.

O corpo do Padre Vital foi sepultado no cemitério de Mpadue, na cidade de Tete, no talhão reservado aos sacerdotes.

Funeral 4 Funeral 2 Funeral 1