Mais de mil fieis dos mais diversos lugares da Diocese de Tete peregrinaram ao Santuário São José de Boroma no último fim de semana, de 22 a 23 de Março, para celebrar a festa do Padroeiro da Missão. As atividades iniciaram no sábado, com a Santa Missa celebrada por Dom Diamantino Antunes, seguindo com um momento de Adoração conduzido pelos missionários da comunidade Fazenda da Esperança.
A noite seguiu com uma bela procissão luminosa e oração do Santo Terço até a gruta dedicada à Virgem Maria, onde os fieis depositavam suas intenções de oração. Durante a Vigília de Adoração que seguiu por toda noite, os peregrinos puderam receber a graça da Confissão e também do acompanhamento espiritual.
No domingo, Padre Lucas Costa, da Comunidade Sementes do Verbo, conduziu a catequese sobre o Ano Jubilar e as graças da Porta Santa. Houveram também momentos de animação, louvor e teatro, preparado pelos grupos de jovens da paróquia.
Um dos pontos mais altos da Peregrinação foi a instituição da Igreja de São José de Boroma como Santuário Diocesano e nomeação do Padre Lucas como seu reitor. A histórica igreja de Boroma, que depois de um longo e demorado trabalho de reabilitação, foi elevada a Santuário, marcando assim uma nova etapa na história de Boroma! Na sua homília, na Missa de encerramento, o bispo de Tete, destacou ao a importância pastoral e espiritual do novo santuários: “Como todos os santuários, também o nosso Santuário de São José de Boroma participa da missão evangelizadora da Igreja e dos desafios que hoje se lhe põem, enquanto lugar privilegiado de acolhimento, centro de unidade pessoal, fraterna e eclesial, caminho para a santidade de povo, sinal de esperança, lugar de anúncio e de revitalização da fé. …O Santuário é interpelado, sente-se chamado a responder à sede espiritual dos fiéis católicos num tempo de grande confusão religiosa e incerteza moral. Isso exige um bom acolhimento e escuta dos fiéis no diálogo espiritual, melhor qualidade da pregação, bom e disponível atendimento no sacramento da reconciliação; em síntese, cuidar da “excelência” da oferta espiritual, isto é, de tudo o que é oferecido no Santuário para o bem dos peregrinos”.
A Missa marcou também o fim da visita pastoral à Paróquia de Boroma. Na celebração, repleta de devoção e alegria dos peregrinos, 28 pessoas receberam o Sacramento da Crisma das mãos do Bispo.
Sem dúvida, foram momentos muito marcantes para nossa missão!
São José, rogai por nós!