Reabilitação do Edifício do Novo Lar Universitário de São Tiago de Tete

Depois de mais de um ano de trabalhos de reabilitação, está já pronto para ser inaugurado o novo Lar Universitário de São Tiago de Tete. Os trabalhos foram realizados pelo Irmão Serafino Piras e sua equipa de trabalho.

O edifício de dois andares e rés do chão situa-se no interior do complexo da Universidade Católica na cidade de Tete, sendo o último imóvel nacionalizado do antigo Colégio de São José devolvido à Diocese de Tete.

Nesta estrutura tem sede a comunidade missionária Obra de Maria e acolherá estudantes universitárias que frequentam diferentes faculdades do ensino superior na cidade   de Tete. O Lar de São Tiago pertence à Diocese de Tete e é gerido pelas Missionárias da Obra de Maria.

Fundado em 15 de Setembro de 1950 por Dom Sebastião Soares de Resende e confiado à direcção das Irmãs de São José de Cluny, o antigo Colégio de São José era um  Escola Mista, com os cursos infantil, primário, ciclo preparatório e liceal que foi instalado junto à antiga igreja matriz de São Tiago Maior de Tete, na margem direita do rio Zambeze. O Colégio foi nacionalizado pelo governo em 1975, passando a ser sede da Escola Industrial e Comercial Mártires de  Wiriyamu. Grande parte das estruturas do antigo colégio foram devolvidas em 2017 à Diocese de Tete e nelas, depois de uma profunda reabilitação, foi instalada a Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia da Universidade Católica de Moçambique.

Depois da recente reabilitação da Igreja de São Tiago Maior, umas das igrejas mais antigas e melhor conservadas de Moçambique e primeira catedral da diocese de Tete, agora com a reabilitação do edifício do Lar Universitário, todo o complexo do antigo Colégio de São José está reabilitado. Aqui está instalada a Universidade Católica, a igreja de São Tiago Maior, capelania das pastoral universitária da cidade de Tete, e o Lar Universitário de São Tiago.


Imprimir   Email