Tete: Jornada da Juventude das Paróquias da Vigararia

No domingo,31 de Julho, os jovens da cidade de Tete e da cidade de Moatize reuniram-se na Catedral de Tete para celebrar a Jornada da Juventude da Vigararia de Tete.

Marcaram presença cerca de 300 jovens de 11 paróquias da Vigararia de Tete. A jornada teve início no sábado em cada uma da paróquias com momentos de reflexão, formação e oração. No domingo cada paróquia rumou até à catedral para participar na Missa da conclusão da jornada presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes. Depois do almoço, no salão da catedral os jovens apresentaram o manifesto conclusivo da V Semana de Fé e Compromisso Social realizado em Tete, de 25 a 30 de Julho sob o tema Juventude, Educação e Emprego. Nas conclusões da semana social os Jovens denunciam os males sociais dos quais são vítimas e que levam a um certo desencanto e sentido de frustração. Manifestam o seu desejo de ser escutados, valorizados e comprometem-se a dar o seu contributo para a melhoria da sociedade e na Igreja.

Dom Diamantino fez algumas considerações positivas sobre o manifesto apresentado reafirmando a importância dos jovens na sociedade e na igreja. Os jovens não são apenas o futuro, mas também já o presente da Igreja e nas comunidades cristãs devem ser cada vez mais protagonistas, empenhando-se nos diferentes ministérios e serviços. Como recordação da Jornada, o Bispo de Tete ofereceu a cada jovem uma cópia do Evangelho de São Mateus. Convidou os jovens à leitura e meditação da Palavra de Deus e ao estudo bíblico em grupos nas suas comunidades e paróquias.

A Jornada terminou com um momento recreativo e cultural durante o qual os jovens de cada paróquia apresentaram através do teatro, canto e poesia mensagens positivas para os jovens de hoje.

Jornada juventude 3 Jornada juventude 4 Jornada juventude 1