De 13 a 15 de Outubro os grupos corais das paróquias da Diocese de Tete realizaram a sua primeira peregrinação ao Santuário da Imaculada Conceição do Zobuè. Tratou-se da primeira peregrinação dos cantores ao Santuário Diocesano. Alguns grupos vieram de muito longe, como foi o caso do grupo coral da paróquia de Uncanha (Marávia-Zumbo), de Fingoè (Marávia) e de Nkhanta (Chifunde). A peregrinação foi organizada pela Comissão Diocesana de Liturgia e contou também com a participação do Bispo de Tete, de alguns sacerdotes e irmãs religiosas. Foram centenas os peregrinos que se deslocaram ao Zobuè, alguns pela primeira vez.
No programa da peregrinação constavam a celebrações habituais: Missa, Terço, Via-Sacra, subida ao Monte da Esperança, confissões, adoração eucarística, etc. A manhã do 14 de Outubro foi dedicada ao festival dos coros. O tema do festival era o Evangelho de São Mateus e o lema era: "O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". Durante meses os membros dos grupos corais, a nível diocesano, leram o Evangelho de São Mateus e compuseram as letras e a melodia dos cânticos. Houve festivais a nível das paróquias por Vigararias para a selecção dos coros que participariam no festival diocesano.
Perante uma numerosa plateia, no sábado, dia 15 de Outubro, os 22 coros finalistas, oriundos das vigararias de Tete, Angónia, Mange e Uncanha-Marávia cantaram e encantaram os presentes. Foi uma longa maratona sinfónica e polifónica que mostrou quanto o cântico litúrgico é amado e bem cultivado pelos católicos da diocese de Tete.
Um Júri composto por diferentes membros , analisou de forma rigorosa o desempenho de cada grupo coral tendo em consideração vários itens da actuação: musica, letra, apresentação, etc. Venceu o Coro de São Pedro e São Paulo de Chipindu, a nova paróquia fundada no passado mês de Setembro.
Na Missa conclusiva da peregrinação, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, agradeceu o importante ministério litúrgico-catequético desenvolvido pelos grupos corais nas comunidades cristãs da diocese de Tete.