Visita Pastoral à Paróquia de Matundo

Entre os dias 15 e 19 de Dezembro, o Bispo de Tete fez  a visita pastoral à Paróquia dos Mártires do Uganda de Matundo, na margem esquerda do rio Zambeze. A paróquia, a maior da cidade de Tete, está numa fase de reestruturação em consequência da recente criação da Paróquia de São Daniel Comboni de Chingodzi Norte que inclui agora território e comunidades que pertenciam anteriormente a Matundo. Acompanhado pela equipa missionária, Missionários Combonianos e Irmãs da Caridade, o Bispo visitou várias  famílias das comunidades de São José Operário, São Tiago Maior e de Santa Josefina Bakhita. Foi uma oportunidade para um momento de oração e de conhecimento da realidade, tendo também ocorrido a celebração da Eucaristia e administração de Crismas nas comunidade de São Paulo de Nthunta, Santa Teresinha do Menino Jesus Expansão. Dom Diamantino Antunes encontrou-se também com os movimentos laicais, os jovens e adolescentes e com o Conselho Pastoral paroquial.

A visita pastoral terminou no domingo, dia 19 de Dezembro, com a celebração da Missa e administração do sacramento do Crisma na sede paroquial.

A paróquia de Matundo foi fundada a 7 de Outubro de 1970 por portaria de D. Félix Nisa Ribeiro, bispo de Tete, na periferia de Tete, na margem esquerda do rio Zambeze, e até 1973 esteve a cargo dos Missionários de Burgos (I.E.M.E). Mantinha em funcionamento 6 escolas: Matundo, Chingodzi, Chimobonde, Mathinthi, Capai e Mapandue. Em Janeiro de 1974, a paróquia foi entregue aos Jesuítas, passando a depender, juridicamente, da Paróquia de São Tiago Maior, de Tete, também a cargo dos Jesuítas. Esta situação permaneceu até ao dia 16 de Abril de 1989, data em que a Paróquia se desvincula da Paróquia Catedral e é nomeado Pároco o P. Urbano Rodolfo Mueller . Em 2003 os Missionários Combonianos assumem a cura pastoral da Paróquia do Matundo. Acompanhando o crescimento populacional dos Bairros de Matundo e Chigodzi vão abrindo novas comunidades e imprimindo um novo dinamismo missionário através da formação dos agentes de pastoral e a valorização dos movimentos laicais. Dão início à nova e ampla igreja paroquial, inaugurada em 2009. Na pastoral e na acção caritativa trabalham as Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo já há muito tempo presentes e activas em Matudo.

Apesar do desmembramento da Paróquia de Chingodzi, a paróquia de Matundo ainda é bastante grande e está em pleno crescimento. È urgente criar novas comunidades, construir novas capelas. O grande desafio pastoral presente é o acompanhamento espiritual das crianças e dos jovens.