Funeral do P. Manuel Martins

Hoje, dia 30 de Novembro, foram realizadas as exéquias fúnebres do Padre Manuel dos Anjos Martins, Missionário Comboniano português, falecido em Tete no passado dia 27 de Novembro.

O Padre Manuel foi sepultado no cemitério de Chitima, paróquia onde viveu e trabalhou nos últimos meses da sua longa vida missionária em Moçambique.

A Missa de Corpo presente foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada por sacerdotes do clero diocesano e religiosos.

O Padre Manuel foi um vivo retrato de trabalho, caridade e fé. O Instituto dos Missionários Combonianos e todos os que com ele conviveram perderam um grande missionário que, na Diocese de Tete, foi e continua a ser uma referência.

Tinha forte sensibilidade pastoral. Disponível para lançar a Palavra de Deus no coração dos homens e da sua cultura. Profundo conhecedor da língua e cultura Nyungwe, trabalhou na tradução de textos litúrgicos e bíblicos.

O seu último grande esforço pastoral-linguístico foi a tradução da Bíblia para língua cinyúngue, trabalho com que se dedicou com paixão e competência. Certamente que este trabalho vai continuar, porque realmente as nossas comunidades cristãs precisam de ter o texto da Sagrada Escritura na sua língua.

Junto do Senhor, que ele possa encontrar o melhor Moçambique e o melhor Tete, como recompensa dos seus muitos sacrifícios missionários. Os nossos sentimentos de pesar vão para a sua grande Família Comboniana e para a sua família de sangue, que deve orgulhar-se  ter tido na sua história um missionário digno deste nome, que se chamou: Padre Manuel dos Anjos Martins !

Enterro P. Manuel 2  Enterro P. Manuel 3  Enterro P. Manuel 4