50º Aniversário da Ordenação Episcopal do 2º Bispo de Tete

Dom Augusto César, 2º Bispo de Tete e Bispo emérito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco (Portugal), vai celebrar 50 anos de Ordenação Episcopal neste sábado, 21 de Maio, um feito raro.

Nascido em Celorico de Basto, a 15 de março de 1932 mostrou-se desde muito cedo atraído pelo sacerdócio. Ordenado sacerdote a 24 de Julho de 1960, partiu para Moçambique, onde esteve ligado à formação nos seminários.

Em 24 de fevereiro de 1972 foi eleito para sucessor de D. Félix Nisa Ribeiro, 1º Bispo de Tete. Foi ordenado Bispo a 21 de maio de 1972. Há precisamente 50 anos.

Regressou a Portugal em 1976. A 26 de novembro de 1978, D. Augusto César tomou posse como Bispo de Portalegre-Castelo Branco.

A 22 de abril de 2004, deixou a sua diocese e foi viver, na condição de Emérito, em Fátima.

A Diocese Portalegre-Castelo Branco vai celebrar essa data e a Diocese de Tete associa-se de bom grado a esta celebração de acção de graças. A celebração será no próprio dia de Ordenação Episcopal, em 21 de maio próximo, sábado, com Eucaristia na Sé catedral de Castelo Branco, às 11h, presidida por Dom Augusto César. Para esta ocasião, o Bispo de Tete, escreveu uma mensagem de congratulações a Dom Augusto César.