O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, reuniu-se no passado sábado, dia 8 de Março, na catedral de Tete com um grupo de antigos seminaristas para continuar o trabalho de reflexão sobre a constituição de uma associação e ver as possíveis áreas de colaboração com a Diocese de Tete. A ideia de reunir os antigos seminaristas presentes nasceu no ano passado no contexto da celebração dos 75 anos da fundação do Seminário Diocesano do Zobuè (1950-2025).
São muitos os jovens naturais de Tete que frequentaram o seminário diocesano ou as casas de formação de diferentes congregações religiosas (Jesuítas, Combonianos, Vicentinos, Salesianos, etc.). Alguns se formaram padres e tantos outros, não tendo sido sacerdotes, estão hoje inseridos e comprometidos na sociedade e na Igreja. Na sua maioria sentem-se agradecidos por terem passado pelo Seminário. Um reconhecimento assente no notório do papel que o Seminário teve na sua Formação como Homens, pautada pelos valores que lhes foram inculcados e pela certeza das marcas indeléveis que o tempo não apaga e a maturidade faz reconhecer terem sido imprescindíveis na sua formação global.
O Padre Justino Inocêncio é o director espiritual e acompanhante deste grupo de antigos seminaristas e em nome da diocese procura dinamizar a todos a uma participação mais activa e consciente na Igreja e na sociedade, cada um no seu sector de actividade e na sua paróquia. Convida-se todos os antigos seminaristas que queiram fazer parte deste grupo a disponibilizarem-se a esse fim.
