Filme Documentário "Castelo da Liberdade" sobre as Missões Católicas de Boroma e de Miruro

Acaba de sair o Filme-Documentário sobre as Missões de São José de Boroma e de São Pedro Claver de Miruro-Zumbo, fundadas pelos missionários Jesuítas em 1885 e 1890 na actual diocese de Tete.

Parte das filmagens foram realizadas em Moçambique em Boroma e Miruro em 2022 por uma equipa televisiva da Hungria, com a colaboração da Diocese de Tete.

O filme conta a história de dois jesuítas, fundadores e superiores das missões de Boroma e Miruro, o Padre Estevão  Czimerman e Padre Ladislau Menyharth, que depois de uma vida de dedicação à evangelização e promoção humana da população Nyungwe e Chikunda, morreram na missão de Miruro, onde estão sepultados no cemitério da Missão. O documentário intitula-se "Castelo da Liberdade" pois assim era chamada a Missão de Boroma, onde os missionários acolheram e educaram crianças, depois das terem resgatado da escravidão.

O Padre Czimerman, foi um grande conhecedor da língua cinyungwe, tendo publicado vários livros nesta lingua. o Padre Menyharth foi um grande botânico que estudou e deu a conhecer a flora e fauna do vale do Zambeze.

Este filme, com legendagem em português, é um importante documentário histórico sobre a história e evangelização da Provincia de Tete.

https://youtu.be/2K7yfV18p0E?si=lSMurHOiSarnRdye

Capture


Imprimir   Email