Católicos de Tete Rezam pela Paz

Os católicos da cidade de Tete, juntamente com o Bispo e os seus sacerdotes, reuniram-se no primeiro dia do ano, 1 de Janeiro, na Paróquia de São Paulo para a marcha a favor da paz que percorreu a Avenida Eduardo Mondlane, a artéria principal de Tete, que une a Paróquia de São Paulo à Paróquia de São Tiago-Catedral.

Pelo caminho rezaram e cantaram pela paz, escutando e meditando a mensagem do Papa Francisco para este dia. Na sua mensagem para este primeiro dia do ano 2023, o Papa diz-nos que “ninguém se pode salvar sozinho. Juntos, recomecemos a partir do Covid-19 para traçar sendas de paz”.

Chegados à porta da Catedral, a Comunidade de Santo Egídio, que participou nesta celebração, evocou os países no mundo em guerra, acendendo uma vela por cada conflicto e evocando o dom da paz.

A Catedral estava cheia de fiéis que participaram na Missa celebrada pelo Bispo de Tete. Na sua homília, Dom Diamantino Antunes, lamentou que o mundo deva agora enfrentar “uma nova e terrível desgraça”, uma nova guerra, um flagelo comparável em parte ao Covid-19, mas ditado por opções humanas culpáveis”, uma guerra que “ceifa vítimas inocentes e espalha a incerteza e a pobreza em todo o mundo, particularmente entre os pobres e que convida a mudar o coração e tomar novas atitudes dado que as

 várias crises morais, sociais, políticas e económicas da humanidade estão “todas interligadas” e devem ser enfrentadas “com responsabilidade e compaixão”.

Recordou que este novo ano será aquilo que fizermos dele: se cultivarmos uma atitude de egoísmo e individualismo, será assim; mas se nos comprometermos com a construção da paz e da justiça no mundo, então teremos um bom Ano Novo. A todos desejou um ano feliz!

IMG 20230101 WA0032 IMG 20230101 WA0026IMG 20230101 WA0038


Imprimir   Email