A 14 de Março teve lugar em Folotia, na Angonia, o enterro de Jacinta Marcos Zintambira IV, Inkosi ya Makhosi, rainha do povo Nguni, Falecida no passado dia 11 de Março, vitima de doença, tinha 80 anos e era filha primogénita de Marcos Zitambira III, que devido à sua actividade politica a favor da independência de Moçambique, tinha sido deposto como rei, preso e em seguida degredado na Ilha de Moçambique.
Professora reformada, Jacinta Marcos, foi escolhida para ser rainha dos Nguni em 2013. Católica, baptizada e educada na Missão de Lifidzi, foi uma boa mãe de família e uma professora empenhada. Viveu a maior parte da sua vida fora da Angónia, sobretudo em Nampula. Assumiu já com uma certa idade, em contra-mão com a cultura Angone, que não aceitava a coroação de mulheres como rainhas, a sua missão de leader do seu povo. Desempenhou bem esse papel, com equilíbrio e sabedoria.
Foi na presença de uma grande multidão, próximo do cemitério da família real em Folotia que decorreu a cerimónia fúnebre da Jacinta Marcos Zitambira IV. A Eucaristia de corpo presente foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes que trabalham nas paróquias da Angónia e Tsangano.
Seguiu-se o enterro, seguido o rito católico e elementos da tradição do povo Ngoni. A sepultura, como prescreve a tradição, foi feita colocando o corpo sentado. No dia anterior tinha sido organizada a casa do morto, uma enorme e profunda cova redonda com um pequeno compartimento na parte lateral. O caixão e alguns pertences pessoais da falecida, nomeada os símbolos do seu poder, foram colocados no compartimento lateral, o qual foi selado no momento com um muro de tijolo.
As cerimónias fúnebres terminaram já era noite. Momento em que foi apresentado o futuro rei dos Ngoni, escolhido anteriormente pelo conselho dos anciãos. Além dos familiares, participaram também as mais altas autoridades do Estado a nível provincial, e o rei Gomani V, Inkosi ya makhosi do povo Nguni na Zâmbia.
Rezemos pelo eterno descanso de Jacinta Marcos e desejamos ao seu sucessor uma fecunda liderança.