Encontro do Papa Francisco com a Fazenda da Esperança

A Comunidade Fazenda da Esperança, presente na Diocese de Tete com 2 comunidades terapêuticas, na Missão de Zobuè e na Missão de Boroma, para recuperação de jovens das dependências das drogas, álcool e outros vícios fez nesta semana uma peregrinação a Roma para celebrar os 40 anos de existência e de missão. Alguns missionários da comunidade e membros do grupo família e vida da diocese de Tete, incluindo Dom Diamantino Guapo Antunes, tomaram parte na peregrinação. O ponto alto da peregrinação a Roma foi audiência com o Papa Francisco na sexta-feira, dia 29 de Setembro. Aos participantes, o Papa Francisco destacou: "vocês nunca devem abandonar essa vocação à esperança!"

O encontro aconteceu no Pátio São Dâmaso, dentro do Palácio Apostólico, com aproximadamente 1200 participantes, entre eles os fundadores, membros da presidência, padres, consagrados, religiosos, voluntários e vários ex-acolhidos da comunidade. No início da audiência, o presidente da Fazenda da Esperança, Pe. José Luiz de Menezes, dirigiu palavras de gratidão ao Papa pelo encontro e expressou a alegria por colaborar com a missão da Igreja. Em seguida, três testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas ilustraram o carisma da comunidade de forma muito concreta. Um destes testemunhos de vida foi o do casal missionário Ildo e Iraci Foppa da Comunidade fazenda da Esperança de São João de Brito do Zobuè, diocese de Tete, que há duas décadas se dedicam à fundação e direcção de novas fazendas da Esperança, demo do particular nestes últimos anos em Moçambique.

O Papa iniciou seu discurso agradecendo pela visita, em ocasião dos 40 anos que receberam seu chamado específico: "É tão belo esse carisma: o carisma da esperança! Vocês nunca devem abandonar essa vocação à esperança!", ressaltou Francisco.

Por fim, Francisco expressou sua gratidão pelo testemunho de vida e oferta, que reflete nas diversas obras da comunidade Fazenda da Esperança, espalhadas por tantos países do mundo. "Reconheço com muita gratidão o trabalho que vocês realizam. Continuem com esse belo trabalho, que é tão necessário para a Igreja", disse o Papa.

Ao final da audiência, o Santo Padre abençoou os presentes, que, em seguida, através de aplausos e cânticos, expressaram sua gratidão e emoção por estarem com o Pontífice.

Fazenda Esperança 2 Fazenda Esperança 3