Publicação do Livro "Mártires de Chapotera"

Acaba de ser publicado em Portugal o livro “Mártires de Chapotera”. Uma biografia sobre os Servos de Deus Padre João de Deus Kamtedza e Padre Sílvio Alves Moreira, assassinados em Chapotera, Distrito da Angónia, em Moçambique no dia 30 de Outubro de 1985. O autor do livro é o Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes. Trata-se da biografia destes dois missionários jesuítas em Moçambique, que se entregaram inteiramente à sua missão em favor da vida e da paz. Arriscaram tudo por Cristo e por aqueles que são imagens vivas de Cristo, as pessoas do bom povo moçambicano ao qual foram enviados.

O livro fala destes dois missionários, um moçambicano e o outro português, fala-nos das suas raízes familiares, da formação que receberam especialmente na Companhia de Jesus, das várias etapas das suas vidas e missões. Particular relevo é dado ao contexto em que, corajosamente, arriscaram suas vidas em favor de acompanhar o povo que sofria, na alma e no corpo, as lutas fratricidas de uma guerra incivil.

Foi de noite que inimigos da vida e da paz procuraram os dois missionários e os martirizaram em Chapotera. A Diocese de Tete e a Companhia de Jesus (Jesuítas) estão a trabalhar para a beatificação e canonização dos Mártires de Chapotera, cuja causa está na sua fase romana.


Imprimir   Email