Encontro dos Bispos do Centro de Moçambique em Charre-Mutarara

Os Bispos das dioceses do Centro de Moçambique reuniram-se na Paróquia de Charre, Distrito de Mutarara, Diocese de Tete no dia 12 de Julho.

O encontro contou com a presença de Dom Claudio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira, Dom Hilário Massingue, Bispo de Quelimane, Dom João Carlos Hatoa Nunes, Bispo de Chimoio e Dom Diamantino Antunes, Bispo de Tete.

A reunião teve como objectivo conhecer a realidade sócio-pastoral da região ribeirinha do Rio Zambeze que une as quatro diocese do centro de Moçambique. É na região de Mutarara que estas dioceses se tocam geograficamente e culturalmente. A população é de etnia cisena e as paróquias existentes nesta região tem a mesma história comum, ligada ao trabalho de evangelização dos Missionários de África, na Missão de Murraça, e dos missionários Capuchinhos na Missão de Morrumbala, na Diocese de Quelimane.

Deste encontro, surgiram algumas propostas concretas de colaboração inter-diocesana em âmbito pastoral. Na região etno-linguística Sena existem a seguintes paróquias: Charre e Inhangoma, diocese de Tete, Tambara, diocese de Chimoio, Chemba, Sena, Murraça, Caia, Cgupanga, Marromeu, Inhangoma e Maringuè, na arquidiocese da Beira, e Morrumbala, Mopeia, Luabo e Chinde, na diocese de Quelimane.

Os bispos além da Paróquia de Charre-Mutarara, visitaram também a Paróquia de Inhangoma e chegaram até ao rio Shire, limite natural entre a diocese de Tete e a diocese de Quelimane.

Encontro Bispos1 1 Encontro Bispos1 2