Paróquia de Mavudzi Ponte- Inauguração do lugar de Acolhimento para Utentes do Centro de Saúde

No passado dia 12 de Novembro foi inaugurado a sala de espera e acolhimento do Centro de Saúde de São José de Mavudzi-Ponte, no Distrito de Chiuta. a cerimónia de bênção e inauguração foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes. O edifício, que repara do sol e da chuva, os pacientes que dirigem ao Centro de Saúde para consultas e tratamentos foi financiado pela Caritas Diocesana de Tete com o apoio da Caritas Italiana.

Na cerimónia tomaram parte os responsáveis da Saúde a nível local e distrital, autoridades comunitárias, missionários e missionárias e a população. O Centro de Saúde de São José pertence à Igreja Católica, está inserido na Paróquia de Mavudzi Ponte e desde a sua entrada em funcionamento está sobre a direcção de uma Irmã enfermeira da Congregação das Irmãs Vicentinas que residem e trabalham em Mavudzi Ponte. Esta estrutura que foi agora inaugurada já era desejada e necessária há muito tempo. Nos dias de chuva ou sol, um bom número de pacientes permanecia ao relento porque o espaço de acolhimento não respondia à demanda diária, precisando de mais espaço para melhor responder às necessidades dos utentes, com atendimento condigno, seguro e sigiloso.

Houve boa colaboração de muitas pessoas de boa vontade para a realização desta obra, incluindo a população local. Na sua intervenção, alguém a em nome de comunidade agradecia e apelava à unidade e colaboração, afirmando: "O que estamos celebrando hoje é fruto da unidade entre todos nós. Que nos mantenhamos sempre unidos em prol do bem comum e do serviço dos nossos irmãos, e que este Centro de Saúde de São José seja sempre um local onde o nosso Deus abençoa cada pessoa que aqui entra".

Um agradecimento muito especial vai para a Caritas Italiana, à Caritas da Diocese de Tete, na pessoa do seu director, Padre Sandro Faedi, e da responsável dos projectos, Génesis Machado, e por fim à directora do Centro de Saúde, a Irmã Cecília João.