Visita Pastoral à Paróquia de Matundo

De 13 a 17 de Dezembro Dom Diamantino Guapo Antunes visitou a Paróquia dos Santos Mártires de Uganda de Matundo, na cidade de Tete.

Acompanhado pela equipa missionária, Missionários Combonianos e Irmãs Vicentinas, o Bispo de Tete visitou todas as Comunidades Cristãs da Paróquia.

Começou pelas comunidades cristãs rurais - Mitondo, Canjanda, Nthunta, Kapaia, Nhaufa e Chimbondi - e conclui com a visita e celebração da Missa e Crismas nas comunidades urbanas: Maria Mãe de África, Santa Teresinha e na Sede Paroquial. No total foram administrados 87 Crismas.

Dom Diamantino Antunes encontrou-se também com os agentes pastorais da paróquia durante o Conselho Paroquial Paroquial, no qual foi apresentado o relatório geral da paróquia nos sectores da pastoral e administração. Houve também a oportunidade de encontrar-se com os membros dos Movimentos Laicais e com os Jovens da Paróquia. Foram ocasiões de partilha das actividades e de apresentação dos objectivos para o próximo ano pastoral. Durante a visita pastoral, Dom Diamantino insistiu na necessidade de todos serem missionários e comprometidos na vida cristã a nível pessoal, familiar e comunitário.

O Bispo de Tete pode constatar avanços positivos na vida da Paróquia do Matundo desde a última visita pastoral, nomeadamente a construção da igreja da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e do Centro Social de Chimbondi, a abertura da Comunidade Cristã de Maria Mãe de África, a criação de novos núcleos, a pintura interna e externa da igreja paroquial, etc.

A Paróquia de Matundo, apesar do desmembramento recente da Paróquia de São Daniel Comboni de Chingodzi Norte, é ainda a maior paróquia da cidade de Tete e sente-se a necessidade da criação de uma outra paróquia nos próximos anos.