Hoje, dia 26 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 4º dia da visita “ad limina apostolorum”.
Segundo o calendário, celebraram a Missa na Basílica de São João Latrão, realizaram a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Causa dos Santos, Educação e Cultura e Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
São João de Laterão é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do Bispo de Roma, o Papa. Como catedral do Bispo de Roma, a Basílica de São João Laterão está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica. Presidiu à Eucaristia Dom Atanásio Canira, Bispo de Lichinga. Rezámos pelos sacerdotes, religiosos e religiosas das nossas dioceses.
No dicastério para a Causa dos Santos apresentámos o caminho feito pelas duas causas de beatificação e canonização de Moçambique que neste momento estão na fase romana junto do dicastério: as causas dos Mártires de Guiúa (diocese de Inhambane) e a causa dos Mártires de Chapotera (diocese de Tete). Falou-se da importância dos mártires de ontem e de hoje para os católicos moçambicanos.
No dicastério para a Educação Católica falámos da situação da educação em Moçambique e o papel da Igreja Católica neste sector. Além da educação, os responsáveis do dicastério motivaram os bispos para que as suas dioceses sejam promotoras, além da educação, também de cultura.
No Supremo Tribunal da Signatura Apostólica apresentámos a situação que se vive nas dioceses de Moçambique no que diz respeito à administração da justiça eclesiástica. Foi dada uma explicação exaustiva sobre o funcionamento dos tribunais diocesanos e a utilidade do seu efectivo funcionamento em Moçambique sobretudo para resolver causas de nulidade matrimonial.
Amanhã será o último dia da visita Ad limina Apostolorum.