Visita ad Limina Apostolorum dos Bispos de Moçambique

No dia 25 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 3º dia da visita “ad limina apostolorum” em Roma.Segundo o calendário, celebraram a Missa na Basílica de Santa Maria Maior, realizaram a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Culto Divino e Sacramentos, Evangelização e Comunicação.

Iniciámos o dia, eram 7.00, com a celebração da Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior presidida por Dom Claúdio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira.

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas, e a maior igreja mariana de Roma. Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada a Maria em honra a Jesus Cristo.

Foi erigida logo depois do Primeiro Concílio de Efeso (431), que proclamou Maria como “Mãe de Deus”. Invocámos a protecção de Nossa Senhora sobre Moçambique, o seu povo e a sua Igreja.

Nos discatérios da Curia Romana que visitámos tratámos de alguns temas de grande importância para a evangelização em Moçambique: Liturgia e culto divino em Moçambique, seminários e formação do clero, auto-suficiência económica, Pontifícias Obras Missionárias, melhoria da pastoral da comunicação, etc.

À tarde fizemos uma visita de cortesia ao embaixador de Moçambique junto da Santa Sé. Depois, juntos nos deslocámos à Casa Geral dos Missionários Combonianos, para um encontro com a comunidade moçambicana em Roma, constituída por leigos, sacerdotes, religiosas e seminaristas. Estão constituídos em associação chamada MOCATI (Moçambicanos Católicos em Itália). Houve uma partilha sobre a situação de Moçambique e o caminho eclesial que estamos percorrendo no contexto da visita ad limina que estamos efectuando. Seguiu-se o jantar partilhado com a presença de todos.


Imprimir   Email