Tomada de Posse do Novo Pároco da Paróquia de São Daniel Comboni de Tete

No passado Domingo, dia 7 de Abril, o Padre Eusébio Maria Inocêncio do clero diocesano de Tete assumiu o cargo de pároco da Paróquia de São Daniel Comboni de Chingodzi Norte, na cidade de Tete.

Assumiu o lugar que foi do Padre Sandro Faedi, Missionário da Consolata, primeiro pároco desta jovem e dinâmica paróquia criada em 2020.

O Padre Eusébio, é o sacerdote mais velho da Diocese de Tete tendo sido ordenado padre em 1995. Até ao momento desempenhava as funções de director espiritual no Seminário Maior de São Pio X no Maputo.

A Missa da tomada de posse do novo pároco de São Daniel Comboni foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, o qual apelou a a todos os paroquianos para acolher bem o seu novo pastor e colaborar com ele em tudo, de modo a consolidar sempre mais a vida espiritual e pastoral da paróquia.

A Paróquia de São Daniel Comboni é composta por 3 comunidades cristãs: São Francisco Xavier, São Paulo e São Vicente de Paulo. No dia 25 de Novembro de 2023 foi consagrada e inaugurada a monumental igreja paroquial que acolhe ao Domingo centenas de fiéis para a  celebração da Santa Missa.

Desejamos ao padre Eusébio um fecundo ministério pastoral.

Funeral do Padre Vital Conala, Vigário Geral da Diocese de Tete

Foi a enterrar, a 9 de abril, o  corpo do Padre Vital Adriano Conala, sacerdote diocesano e vigário geral da diocese de Tete, falecido no passado Domingo, dia 7 de Abril.

A igreja Catedral de Tete foi pequena para acolher as centenas de pessoas que participaram na sua despedida. Muitos vieram de longe, sobretudo da Angónia, de onde ele era natural.

A Missa de corpo presente, presidida pelo Bispo de Tete e concelebrada por 2 bispos do Malawi, o arcebispo de Blantyre e o Bispo de Zomba, e por 51 sacerdotes foi uma ocasião para rezar pela alma do Padre Vital e para agradecer a Deus pela vida e ministério deste sacerdote dedicado e amigo de todos. 

Dom Diamantino Guapo Antunes, na sua homilia deu o seguinte testemunho: "O Padre Vital, que pude bem conhecer nestes cinco anos como bispo de Tete, durante os quais foi o meu principal colaborador e confidente, foi um vivo retrato de amabilidade, disponibilidade, trabalho, caridade e fé. A Diocese de Tete, e todos os que com ele conviveram perderam um bom sacerdote, um bom amigo, que foi e continuará a ser uma referência moral e espiritual para todos. Muito obrigado padre Vital."

As mensagens fúnebres lidas no final da Missa confirmavam estas características destacadas pelo bispo e que foram cultivadas pelo padre Vital ao longo da sua nas suas relações dentro da Igreja e na sociedade.

O Governador da Província de Tete, Dr. Domingos Viola, destacou a colaboração e o diálogo construtivo do Padre Vital, em representação da Diocese de Tete, com os organismo do Governo a vários níveis.

O corpo do Padre Vital foi sepultado no cemitério de Mpadue, na cidade de Tete, no talhão reservado aos sacerdotes.

 

 Funeral 4 Funeral 2 Funeral 1

Cerimónia do Compromisso de Amanda Rafaella da Obra de Maria

No dia 25 de Março, Festa da Anunciação a Maria, na Paróquia de São Paulo de Tete, a Missionária Leiga, Amanda Rafaella, da Comunidade "Obra de Maria" emitiu o seu compromisso definitivo com a sua comunidade.

Presidiu à Missa o Bispo de Tete, concelebrada por um bom grupo de sacerdotes de diferentes paróquias da Diocese de Tete, juntamente com muitos fiéis da paróquia e outras pessoas convidadas.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes dirigindo-se à Amanda disse: "A exemplo de Maria, também tu nesta Eucaristia vais pronunciar o teu SIM a Deus fazendo o teu compromisso definitivo na comunidade “Obra de Maria” de modo a que o Filho de Maria, Jesus seja conhecido e amado. Este é o teu compromisso: ser missionária como Maria. Tomada pela mão da Virgem Mãe e Missionária e sob o seu olhar, possas continuar a anunciar aos nossos irmãos, sobretudo os mais afastados da vida cristã, as misericórdias do Senhor. És chamada e confirmada assim a partilhar com todos o Evangelho da esperança e da paz".

A celebração foi também uma oportunidade de conhecer melhor a comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria”. Ela foi fundada em 1985, por Gilberto Gomes Barbosa, em Recife no Brasil, presente já a alguns anos em Moçambique e em Tete desde 2023.

A Comunidade Obra de Maria é constituída de missionários padres e leigos (celibatários, solteiros, casados) chamados a “Evangelizar de todas as formas com alegria” por meio de trabalhos de evangelização, retiros, peregrinações, Cenáculo Eis aí tua Mãe, chamados, também, de grupos de oração nas famílias e diversas atividades de cunho social, educacional, cultural, artísticas e desportivas.

A “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” foi se configurando com as espiritualidades Carismática e Mariana.

Parabéns Amanda, parabéns Comunidade Obra de Maria. Que Deus vos cumule com todas as bênçãos e não vos canseis de testemunhar Jesus nesta cidade de Tete, entre os jovens, nas famílias, indo ao encontro de todos, sobretudo aqueles que estão mais afastados de Cristo e da sua Igreja.

Falecimento do Padre Vital Adriano Conala - Diocese de Tete

É com muita tristeza que o Bispo de Tete comunica a notícia da morte do Padre Vital Adriano Conala, do Clero diocesano de Tete, Vigário Geral da Diocese de Tete, pároco das Paróquias de São Pedro e de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi. 

O falecimento ocorreu na manhã, dia 7 de Abril, na casa do clero, tendo como causa provável problemas cardiovasculares.

Padre Vital nasceu em aldeia de Khwathale, na Angónia-Tete a 1 de Janeiro de 1964. Frequentou o Seminário Propedêutico inter-diocesano da Beira, o Seminário Filosófico da Matola e o Seminário Teológico de São Pio X do Maputo. Foi ordenado sacerdote em 26 de Maio de 1996 para a diocese de Tete. Trabalhou os primeiros anos na Missão de Charre e na Missão de Inhangoma, distrito de Changara. De 2003 a 2014 esteve na Bélgica para estudos onde se doutorou em Teologia Dogmática. Depois de breve passagem pelas paróquias de Changara e Songo, foi nomeado pároco da Paróquia de São Pedro de Tete em 2016. Em 2019 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Tete.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os seus familiares e todo o clero desta diocese, pela passagem para a Casa do Pai deste nosso irmão e sacerdote.

A Diocese de Tete está de luto. Agradecemos a Deus pelo dom da vida e da missão daquele que era o decano do clero diocesano de Tete em termos de idade.

O funeral será próxima Terça-feira, dia 9 de Abril. A Missa de corpo presente terá lugar pelas 10.30 na Catedral de Tete. O corpo será sepultado no cemitério de Mpadue, cidade de Tete no talhão reservado aos sacerdotes.

Tendo cumprido sua missão, ele foi chamado a viver na glória do Senhor. 

Seja-lhe dado, agora, participar da eternidade reservada para os que, na terra, foram amigos de Deus e fizeram sua vontade.

Rezemos pela sua alma. Peço aos sacerdotes que tenham como intenção da Missa alma deste nosso Irmão.

Unidos na oração

Vital

P Sandro

Partida do Padre Sandro Faedi. Um Grande Obrigado da Diocese de Tete

No dia  3 de Abril, o Padre Sandro Faedi deixou a Diocese de Tete e viajou para Itália.

A Diocese de Tete, e a Igreja Católica em Moçambique, muito tem a agradecer-lhe pelos seus mais de 20 anos de vida missionária em Moçambique, nas dioceses de Inhambane e Tete.

Em Tete, o Padre Sandro trabalhou em 3 momentos diferentes: de 2013 a 2015, como ecónomo diocesano e pároco da paróquia de São José de Tete; de 2017 a 2019 como Administrador Apostólico da Diocese; de 2021 a 2024 desempenhaado as tarefas de ecónomo diocesano e pároco-fundador da paróquia de São Daniel Comboni de Chingodzi-Tete.

Com muita dedicação e competência deu um importante contributo para o crescimento e consolidação da Diocese de Tete. Amou e serviu a Diocese sem olhar a esforços, procurando sobretudo  o seu bem e progresso.

Entre as suas acções e obras pastorais, destacamos a seguintes: reorganizou a Paróquia de São José de Tete num momento delicado da sua história, fez crescer a Comunidade de Canongola e edificou a elegante igreja de São Carlos Lwanga, conseguiu do Governo a devolução da igreja paroquial de São Paulo de Tete e restaurou a paróquia; obteve a devolução do antigo lar dos Estudantes e aí instalou a Escola Secundária São Tiago Maior e a Radio Diocesana. A sua última grande obra foi acompanhar o  nascimento e a consolidação da Paróquia de São Daniel Comboni e a construção da sua magnifica igreja paroquial, recentemente consagrada e inaugurada.

Os seus paroquianos despediram-se dele no passado Domingo de Páscoa entre lágrimas, louvores e agradecimentos. Partiu com a consolação da missão cumprida e de ver os frutos do seu trabalho. 

Só nos resta agradecer por tudo o que ele fez e pelo amor que tem pela Diocese de Tete.

As portas da Diocese de Tete estão sempre abertas para um novo regresso.

Obrigado-Tatenda-Zikomo-Takhuta

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS