Bispo de Tete Visita a Paróquia de Santa Maria de Manje

O Bispo de Tete, acompanhado pelo pároco, Padre Jesus Godoy, visitou a Paróquia de Santa Maria de Manje. Teve a oportunidade de ver os trabalhos de construção do Lar Masculino e Feminino, já em fase de conclusão, e a casa construída na machamba paroquial.

Visitaram também a vila de Luia, sede do distrito de Chifunde, onde D. Diamantino celebrou a Eucaristia Dominical transmitida pela Rádio Comunitária local. Neste tempo de igrejas fechadas por imposição das restrições governamentais relativas à pandemia, o Padre Jesus celebra ao domingo nas rádios comunitárias de Manje, para as comunidade cristãs do distrito de Chiuta, e na de Luia, para as comunidades cristãs do Distrito de Chifunde.

Na vila de Luia o Bispo visitou as obras de construção da futura igreja paroquial. Em Luia ainda não existe paróquia, está prevista a sua criação em 2022. Actualmente, no imenso distrito de Chifunde existe apenas a paróquia de Nkantha, fundada em Outubro de 2019, situada no Posto Administrativo de Vila Mwaladzi.

Na tarde de Domingo, Dom Diamantino Antunes, pode constatar que na paróquia de Manje, os fiéis católicos dirigem-se individualmente à igreja paroquial onde depois de um momento de oração recebem a comunhão das mãos do diácono. Também nas tardes de Domingo a catequese é dada em pequenos grupos. Estes são sinais positivos de vitalidade e criatividade pastoral de uma paróquia que não se resignou, nem baixou os braços neste tempo de isolamento. As visitas dos missionárias, padre Jesus, diácono Sérgio e a leiga missionária Génesis, às famílias católicas prossegue nas comunidades durante a semana.

manje 1  manje 2