Chitima: Reunião do Bispo de Tete com os Missionários das Paróquias

O Bispo de Tete reuniu-se no sábado, dia 4 de Setembro, com os missionários e animadores principais das 8 paróquias que formam a Vigararia do Songo: Paróquias de Mukumbura, Chitima, Songo, Marara, Matambo e Changara.

Foi uma ocasião para apresentar os missionários e missionárias recém chegados a estas paróquias, nomeadamente as Irmãs Franciscanas da Puríssima Conceição, no Songo, as Irmãs Servas da Anunciação, da Marara e as Irmãs do Menino Jesus de Changara.

Avaliou-se a situação pastoral nas paróquias neste tempo de pandemia. O bispo insistiu na necessidade de entusiasmo missionário e de maior comunhão e colaboração entre todos. A Igreja Católica, embora presente neste território linguístico e cultural nyungwè há muitos anos enfrenta os desafios de se expandir e crescer nalgumas zonas e está perdendo influência sobretudo nas zonas urbanas onde o crescimento rápido de igrejas e seitas de inspiração evangélica e acção profética tem levado consigo muitos católicos a deixar a sua igreja em busca de alegadas  curas, sucesso e prosperidade.

O Bispo insistiu na necessidade de mais e melhor formação dos catequistas e agentes de pastoral, daí a urgência de criar um centro catequético na vigararia.

Convocou todos a fazer mais, melhor e diferente na acção pastoral.

Na tarde desse sábado, e no Domingo, dia 5 de Setembro, o Bispo de Tete acompanhado pelos Padres João e Italo e dos animadores paroquiais visitou os 8 núcleos católicos existentes nos diferentes bairros da vila de Chitima. O Bispo falou com os responsáveis dos núcleos e rezou com eles nas suas casas.

Chitima 2  Chitima 1 Chitima 4