Mensagem de Advento do Bispo de Tete

Caríssimos irmãos e irmãs

1.  Iniciamos hoje, dia 28 de Novembro, um novo Ano Litúrgico com a celebração do 1º Domingo de Advento. Estamos a concluir um ano pastoral difícil em consequência da pandemia da Covid 19. Todavia, a Diocese de Tete durante estes meses não cruzou os braços. Apesar das restrições e riscos assumidos trabalhámos para manter vivas as nossas comunidades e alimentar os nossos fieis com a Palavra de Deus.  Pouco a pouco estamos retomando as actividades - celebrações, catequese, sacramentos -  A peregrinação diocesana no passado fim de semana ao Santuário do Zobuè constituiu uma viva expressão de fé, alegria e esperança.

2. O Advento é o tempo para nos lembrarmos da proximidade com Deus, que desceu até nós. E a primeira mensagem do Advento e do Ano Litúrgico é também rconhecer Deus próximo. Por isso não cessamos de rezar: «Vem, Senhor Jesus!» (Ap 22, 20).

O Advento é o tempo em que os fiéis e as comunidades se preparam para a solenidade do Natal, para acolheram a Palavra que se faz vida em Jesus de Nazaré: «e o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco.» (Jo 1, 14).

3. Este ano o Advento acontece numa altura em que estamos a viver como Diocese, em comunhão com a Igreja Católica em Moçambique e no mundo,  um processo de avaliação e programação pastoral tendo em consideração duas assembleias eclesiais importantes: a IV Assembleia Nacional de Pastoral e o Sínodo dos Bispos. Espero que as comunidades cristãs, animadas pelas equipas missionárias, estejam a levar para a frente com seriedade e empenho a tarefa de responder às perguntas de preparação para estas duas assembleias.

4. Com este trabalho vivido a partir das nossas comunidades pretendemos alcançar uma Igreja mais sinodal, uma Igreja que, ao anunciar o Evangelho, sabe caminhar em conjunto. A nossa diocese, para testemunhar melhor a fé, precisa de caminhar, de Mutarara ao Zumbo, da Angónia a Changara, cada vez mais em unidade, comunhão e corresponsabilidade.

Temos o desafio de passar do isolamento, da dispersão e divisão à unidade. A comunhão diocesana não é apenas fruto da nossa vontade e do nosso esforço. É dom de Deus que nasce da escuta comum da Palavra de Deus que nos une e faz de nós um só povo.

5. O Advento é o tempo propício para escutar a Palavra de Deus, para testemunha-la com coragem e criatividade om a força do Espírito Santo.

Não disperdicemos a graça deste tempo para um encontro mais consciente com Cristo.

Um fecundo Advento, particularmente a quem sofre e a quem ainda não se encontrou com Cristo. Que Deus abençoe a todos.