Moatize: Bispo de Tete Visita Nova Paróquia de São João Bosco

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, visitou no Domingo dia 10 de Outubro a Paróquia de São João Bosco de Moatize. Esta nova paróquia foi criada este ano e desmembrada da Paróquia de São João Baptista de Moatize. A sede na paróquia está situada no Bairro 25 de Setembro e é composta por 4 comunidades urbanas - São Carlos Lwanga, São Vicente Paulo, São João Paulo e São Paulo - e por 6 comunidades rurais na localidade de Benga, na margem esquerda do rio Zambeze.

No passado dia dia 8 de Agosto o Bispo de Tete tinha dado posse em forma privada, por causa do confinamento, ao seu  primeiro pároco, o Padre Anton Grm, Salesiano. Desta vez o Bispo pode encontrar os fiéis católicos e celebrar a Santa Missa com a comunidade da sede e os representantes das restantes comunidades da paróquia. Foi num ambiente de festa que todos participaram de forma activa e consciente na Santa Missa. Antes da Missa o bispo abençoou a imagem do padroeiro da paróquia, São João Bosco. De facto a nova paróquia tem como padroeiro, São João Bosco, fundador dos padres Salesianos e das Irmãs Salesianas, os quais há muitos anos trabalham em Moatize no sector da pastoral e da educação. Dom Diamantino Antunes na homilia falou de Dom Bosco como pai e mestre dos jovens e agradeceu o trabalho realizado pelos seus filhos e filhas, Salesianos e Salesianas, em Moatize e na diocese de Tete a favor da educação e promoção da juventude.