Msaladzi Recebe Visita Pastoral

Terminou hoje a visita pastoral à Paróquia de Santo Inácio de Loyola de Msaladzi situada no distrito de Tsangano e fundada pelos missionários Jesuítas em 1965.

Durante a visita pastoral iniciada no dia 4 de Outubro, o bispo de Tete visitou as áreas pastorais de Chiandame, Kuthemba, Banga e Msaladzi. Antes da celebração da Missa, houve visita e benção a casa de algumas famílias. Durante a  Santa Missa houve a celebração dos Crismas. No total, durante a vsita pastoral, foram crismados 202 católicos em 4 celebrações comunitárias.

Dom Diamantino Antunes recordou os Mártires de Chapotera, os Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, que trabalharam na paróquia de Msaladzi. Informou sobre a abertura, no dia 20 de Novembro, do processo diocesano de canonização deste dois missionários jesuítas mortos violentamente a 30 de Outubro de 1985.

No último dia da visita, o Bispo reuniu-se com o conselho pastoral da Paróquia de Msaladzi. Foi feita uma avaliação positiva da visita pastoral.

A Paróquia de Msaladzi é constituída por 68 comunidades cristãs. Na sua sede funciona também a Escola Secundária Inácio de Loyola, fundada pelos Jesuítas em 2016. ainda este ano chegarão a Msaladzi para trabalhar as Irmãs da Congregação de Jesus.

Msaladzi 2