Tete celebra Festa de Pentecostes com Movimentos Laicais

É já uma tradição, por ocasião da Solenidade de Pentecostes, os Movimentos laicais presentes na Diocese de Tete encontrarem-se para juntos fazerem memória da descida do Espirito Santo sobre os Apóstolos e Maria reunidos no cenáculo e agradecer o dom da fé e do Espírito recebido no Baptismo. O encontro teve lugar este ano na Paróquia de São Pedro de Tete, situada no Bairro Sansão Muthema.

Marcaram presença centenas de fiéis, das diferentes paróquias da cidade de Tete, pertencentes aos seguintes movimentos: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Família Alargada do Sagrado Coração de Maria, Terceira Ordem Franciscana, Xaverianos, entre outros movimentos laicais existentes.

O encontro, que teve início no sábado à tarde, dia 4 de Junho, e contou com o seguinte programa: partilha dos trabalhos realizados por cada movimento, celebração eucarística, presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e adoração eucarística noturna dirigida pelos diferentes movimentos.

Na sua homilia, o bispo de Tete apelou à comunhão e à missão dentro e fora de cada grupo e movimento. Todos, com o mesmo coração, são chamados a dar testemunho da unidade na diversidade: diversidade de carismas, que o Espírito suscita, mas uma única missão. Destacou a urgência de “partilhar a graça recebida no Batismo, pelo Espírito Santo, com todos os crentes, de modo particular aqueles que se encontram desanimados e afastados da Igreja”. Apelou à caridade missionária em todos, de modo que que sirvamos os pobres e os que têm mais necessidades, físicas e espirituais

No Domingo, dia 5 de Junho, solenidade de Pentecostes, o encontro terminou com a Eucaristia presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Tete, Padre Vital Adriano Conala.

Pentecostes 2