Inauguração do Centro de Apoio Social de Chimbondi, Paróquia de Matundo

No passado dia 16 de Dezembro Dom Diamantino Guapo Antunes inaugurou o Centro de Apoio Social de Chimbondi, na Paróquia de Matundo, na cidade de Tete.

A obra, construída pela Caritas Diocesana de Tete com o apoio da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, está ao serviço da população reassentada do Bairro Chingodzi para Chimbondi, aquando do ciclone Idai em 2019 quando as inundações provocadas pelas águas do rio Revubwe destruiu as suas casas.

Desde a primeira hora a diocese de Tete e a Paróquia de Matundo acompanharam e ajudaram material e espiritualmente as famílias que tiveram de recomeçar as suas casas em Chimbondi. A Diocese de Tete projectou a construção no terreno pertencente à Igreja Católica de um edifício para uso da população com várias funções. A construção iniciou no início de 2023 e agora foi inaugurado. Trata-se de um edifício com três amplas salas que servirá de escolinha para as crianças e para a actividades de promoção humana e formação para mulheres e jovens. No mesmo espaço foi aberto um furo de água e um bloco de sanitários. No futuro está prevista a construção de um salão-capela para acolher as celebrações litúrgicas da Comunidade católica que tem como padroeiro São Daniel Comboni.

A inauguração e bênção do Centro de Apoio Social foi antecedida pela Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete. Na sua homilia, Dom Diamantino Antunes, sublinhou a importância desta obra social que está ao serviço de todos, sobretudo dos mais pobres, e agradeceu todos os que tornaram possível a concretização deste projecto, nomeadamente os católicos da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, a Caritas Diocesana de Tete, na pessoa do Padre Sandro Faedi e a leiga missionária Génesis Machado, e a equipa missionária da Paróquia do Matundo, Padres Combonianos, que desde o início acompanharam a população local nas suas necessidades e procuraram um lugar para a Igreja Católica realizar a sua missão e acção em Chimbondi.