Visita Pastoral à Missão de Mukumbura evoca vítimas de Massacre

 

No início do mês de Setembro, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, visitou a Paróquia de Santa Maria de Mukumbura, no distrito de Mágoè, junto à fronteira com o Zimbabwé. Nesta breve visita o bispo pode ver de perto o trabalho realizado pelos Padres Francisco González e Manuel Armando que há apenas um ano assumiram a paróquia de Mukumbura que estivera 50 anos sem a presença de padres. Apesar da pandemia provocada pelo vírus Covid 19 e com as limitações ao trabalho pastoral, as melhorias já são visíveis nos trabalhos de construção e reabilitação dos edifícios da paróquia e sobretudo no ânimo dos fiéis católicos que agora se encontram mais confortados espiritualmente com a presença dos sacerdotes

O ponto alto da visita foi a evocação, no dia 2 de Setembro,  dos 50 anos dos massacres de Mukumbura. 

Acompanhado pelos padres de Mukumbura e pelo Padre Manuel Reyes Medina, Vigário da Vigararia do Songo, juntamente com autoridades civis e tradicionais e um grupo de fiéis, inclusive antigos alunos da Missão de Mukumbura, presidiu à cerimónia de deposição de flores na sepultura de um grupo de vítimas dos massacres na aldeia de Buxo. O monumento em memória das vítimas foi erguido pela paróquia de Mukumbura.Seguiu-se a Santa Missa durante a qual se rezou pelas vítimas da violência e se implorou a Deus pela paz em Moçambique. 

Mukumbiura2

Entre maio e novembro de 1971, a exército português realizou acções de contra-subversão para diminuir a presença dos nacionalistas da Frente de Libertação de Moçambique na região. Mukumbura foi então palco de violencia que levou à morte de civis, acusados de colaboração com o "inimigo". Estas acções foram denunciadas internacionalmente pelos missionários Burgos, presentes em  Mukumbura, os Padres Afonso Valverde e Martin Hernandez. A acção destes missionários, em colisão com a política colonial, ditou  a sua prisão no dia 30 de Dezembro de 1971 e sua transferência para a cadeia da Machava em Maputo. da qual foram libertados dois anos depois. A Missão de Mukumbura foi  encerrada.


Imprimir   Email