Publicação do Catecismo em Língua Cinynguè "Mapfunziso ya Moyo"

Depois da publicação em 2022 do Missal Dominical e das Festas em língua Cinyunguè, e em 2023 o livro com o Ritual dos sacramentos, sacramentais, bênçãos e Orações em língua cinyunguè; a Diocese de Tete acaba de publicar o Catecismo dos Adultos em língua Cinyungue "Mapfunzido ya Moyo". O catecismo imprimido pela Gráfica Almondina, em Portugal, tem uma tiragem de 4.000 exemplares e destina-se sobretudo à catequese dos "catecúmenos" em preparação ao Baptismo. A gtradução do catecismo foi feita por Mons. Domingos Ferrão e a sua última edição foi feita há 25 anos. O catecismo já se encontrava esgotado há bastante tempo. O catecismo foi actualizado com novos temas e é ilustrado com gravuras e desenhos realizados em Moçambique. Contêm 72 lições, acrescidas de um apêndice com as principais orações e formulas do Catecismo. A nova edição, há muito esperada, será de grande utilidade para os catequistas e catecúmenos das comunidades de língua cinyunguè, que precisam de um texto de Catequese adaptado à sua idade e cultura.

Na apresentação do livro, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, faz votos que este catecismo sirva de instrumento valioso para apoio da catequese individual, familikar e comunitária dos nosso irmãos de lingua cinyunguè".

Tomada de Posse do Novo Pároco de Matundo,Cidade de Tete

No passado Domingo, dia 14 de Abril, o Bispo de Tete deu posse ao novo pároco da Paróquia dos Santos Mártires da Uganda de Matundo, na cidade de Tete.

Trata-se do padre James Milward Kasitomu, mais conhecido por Padre Jaime, Missionário Comboniano natural do Malawi.

A cerimónia teve lugar durante a Eucaristia, com a participação de muitos fiéis. Depois da leitura da provisão de nomeação como pároco, o Padre Jaime fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade perante o Bispo de Tete. Dom Diamantino Antunes fez em seguida a entrega das chaves da igreja e do sacrário, sinais da tomada de posse da paróquia e compromisso de responsabilidade para bem servir e amar a comunidade paroquial que lhe foi confiada.

O padre Jaime, que trabalhou como missionário no Brasil Malawi e Zâmbia,  sucede ao padre Guilherme Chacón Rodriguez que foi pároco de 2021 a 2024. O Bispo de Tete na homilia desejou um fecundo trabalho pastoral ao novo pároco, apelando à colaboração leal e pronta de todos com ele para o bem da Paróquia de Matundo.

A Paróquia de Matundo, fundada em 1950, apesar de sucessivas divisões, continua a ser a maior paróquia da cidade de Tete e está em pleno crescimento. Além dos missionários Combonianos, fazem parte da equipa Missionária as irmãs Vicentinas.

Depois da Missa houve reunião do Bispo com o Conselho Pastoral Paroquial durante o qual se passou em resenha aqueles que são os desafios mais importantes que a paróquia tem pela frente, mormente a auto-sustentabilidade económica.

 

 

Missa de Abertura do Ano Escolar na Escola Secundária São José de Boroma

No dia 1 de Março, o Bispo de Tete, presidiu à Missa de abertura do ano escolar na Escola Secundária de São José de Boroma. No pátio da escola, uma das mais antigas de Moçambique, fundada em 1885, equipa missionária, centenas de alunos, encarregados de educação e professores participaram na celebração que foi animada pelo coro da escola.

Dom Diamantino Antunes, na sua homilia, fez memória histórica da escola da Missão de Boroma, evidenciando o seu contributo para a educação e formação da juventude de Tete e de outras províncias de Moçambique. Apelou para que a escola, com o contributo de todos, possam voltar a ter a qualidade de ensino que a caracterizou no passado. Durante a Missa foram entregues prémios aos melhores alunos, professores e funcionário do ano lectivo 2023.

Depois de 2 anos de trabalhos de reabilitação, à custas da Diocese de tete, a escola secundária São José de Boroma tem agora boas condições para acolher os alunos. Foi também equipada de laboratório de fisico-quimica, biblioteca, sala informática, bloco administrativo, etc. Neste ano lectivo, depois da devida reabilitação, foram reabertos os internatos masculino e feminino que estão ao cuidado das Irmãs Sementes do Verbo.

Em seguida, o Bispo de Tete reuniu com os professores e a equipa missionária da Missão de Boroma para tratar assuntos referentes à escola secundária.

Missa Crismal na Catedral de Tete

MISSA CRISMAL NA CATEDRAL DE TETE

Terça-Feira, 26 de Março, pelas 18.00, na Sé Catedral de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, presidiu à Santa Missa Crismal.

Concelebraram com o Bispo de Tete a quase totalidade dos 70 sacerdotes, entre diocesanos e missionários, que trabalham na Diocese de Tete.

Houve uma grande participação de fiéis das paróquias da cidade de Tete, entre quais muitos jovens que este ano receberão sacramento do Crisma.

De facto, além da renovação das promessas sacerdotais por parte dos sacerdotes, houve também o ritual da bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do Crisma.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, convidou os católicos de Tete acompanhar e apoiar os sacerdotes, com amizade: "Rezemos juntos por todos, de modo particular por aqueles sacerdotes que vivem com dificuldade e na solidão o seu trabalho pastoral de modo que se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos".

Apelou aos sacerdotes para cuidarem bem dos católicos são confiados à sua cura pastoral; "Se os fiéis católicos têm o dever de cuidar bem dos seus padres, do mesmo modo os padres devem cuidar e respeitar todos os seus paroquianos.

...Meus irmãos sacerdotes não esqueçam quem faz a obra da igreja não somos nós, é o Espírito Santo de Deus. Nós somos apenas canais, aqueles que levam a Palavra de Deus para o povo de Deus para alimentá-lo e fazê-lo crescer".

Como já é habitual, o Bispo de Tete reuniu-se da parte da manhã com os sacerdotes diocesanos de Tete para uma reflexão sobre a importância da comunicação na vida comunitária e foi feita uma avaliação da situação de cada uma das comunidades sacerdotais diocesanas. À tarde reuniu-se com todos os sacerdotes em conselho presbiteral alargado onde foi feita uma avaliação da acção pastoral no primeiro trimestre deste ano pastoral dedicado à missão dos discípulos missionários. 

Visita do Bispo de Tete à Paróquia de Chabwalo - Angónia

No último dia do ano, 31 de Dezembro, Dom Diamantino Antunes deslocou-se à Paróquia de São Paulo de Chabwalo, na Angónia, para a celebração da Missa e administração do Sacramento do Crisma. A paróquia já tinha tido no mês de Setembro passado a visita pastoral do Bispo de Tete, mas tendo ficado alguns crismandos sem o sacramento, ele prometeu e voltou no último dia do ano para a celebração do Crisma.

Dom Diamantino Antunes aproveitou a ocasião para falar com a comunidade cristã local sobre o trabalho de construção da nova igreja paroquial no ano 2024. A Paróquia de Chabwalo fica na fronteira com o Malawi e foi fundada em 1970 pelos Padres Jesuítas da Missão de Lifidzi. è formada por 21 comunidades cristãs e é acompanhada pastoralmente pela equipa missionária de Lifidzi.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS