Abertura do Jubleu dos 75 Anos da Fundação da Paróquia do Zobué

No Domingo, 10 de Dezembro, a Paróquia da Imaculada Conceição de Zobuè deu início à celebração do Jubileu dos 75 anos da criação da Paróquia.

A abertura do Jubileu teve início com a celebração da Missa de Acção de Graças presidida pelo Bispo de Tete em Zobuè. Estavam presentes todas as comunidades da Paróquia.

Na homilia, Dom Diamantino percorreu a história desta Paróquia iniciada pelos Missionários de África nos finais de 1949 junto à fronteira com o Malawi, destacando as principais etapas de um caminho longo e não sempre fácil. Os Missionários de África, além da Paróquia, fundaram no mesmo ano o Seminário de São João de Brito do Zobuè. A partir de 1967 até 1979, a paróquia ficou sobre a responsabilidade dos Padres Jesuítas. Depois seguiram-se muitos anos sem sacerdotes residentes. A  Paróquia está confiada à cura pastoral dos Missionários da Canção Nova desde o final de 2019.

A melhor maneira de celebrar o Jubileu , recordou Dom Diamantino Antunes, é colher os frutos da evangelização e  continuar a semear a Palavra de Deus. Nos próximos dias chegarão a Zobuè para residir e trabalhar as Missionárias da Canção Nova. Um dos frutos deste Jubileu é a conclusão do muro de vedação do terreno da paróquia e a criação de uma nova paróquia, possivelmente a Paróquia de Nkondedzi, localidade onde residem e trabalham as Irmãs Mercedárias Missionárias há muitos anos.

Perto do Zobuè, localiza-se no antigo seminário, o Santuário Diocesano e Comunidade Terapêutica Fazenda da esperança que se dedica à recuperação de jovens das drogas e do álcool.