Paróquia de Tsangano Constroi Casa Para os seus Padres

Uma paróquia rural da diocese de Tete deu um exemplo invejável de autossuficiência em Moçambique ao construir a casa paroquial para os sacerdotes através da recolha de ofertas em milho (Masika, em por português primícias). A Paróquia de São João de Brito de Tsangano, com apenas 3 anos de existência, fez o inesperado por se tratar de uma localidade tipicamente rural. A casa foi abençoada pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, no Domingo dia 3 de Dezembro.

Explicando como a Paróquia de Tsangano conseguiu este feito, o pároco, Padre Angelino Augusto, do clero diocesano, afirma: “As pessoas aqui têm terras e são trabalhadoras e generosas. Usamos esses pontos fortes como ponto de partida. Em 2021 o conselho paroquial decidiu reunir fundos para a compra de uma carro para o uso da paróquia. Eu disse que era mais importante construir uma casa para os padres pois poderia continuar a visitar as comunidades cristãs de motorizada. Durante a época da colheita de 2022 e 2023, as pessoas doaram generosamente à Igreja, especialmente os seus próprios produtos.  Da venda destas coletas de milho conseguimos em apenas 1 ano a construção da casa paroquial"

Os fiéis elogiam a liderança do seu jovem pároco, da equipa pastoral e da comissão de desenvolvimento paroquial. Juntamente com a comunidade católica, eles enfrentaram as adversidades e provaram que, apesar dos seus próprios desafios, são capazes de participar efectivamente nos esforços de evangelização e autossuficiência económica da da Igreja Católica

Comentando este desenvolvimento, o Bispo de Tete, elogiou o exemplo dado pelos católicos de Tsangano e afirmou durante a inauguração e bênção da residência paroquial que o que os paroquianos de Tsangano fizeram está em linha com o plano estratégico da diocese de Tete de ser cada vez mais uma igreja local que sabe manter-se e crescer com os seus recursos. “Nosso objetivo, salienta Dom Diamantino Antunes, é crescer e amadurecer a nível económico. A Igreja é de todos e todos devem contribuir mesmo a partir da sua pobreza. Chegou a hora de os membros da Igreja Católica se sentirem responsáveis ​​e se envolverem nos projetos pastorais e evangelizadores da Igreja. Elogiamos a Paróquia de Tsangano. Eles nos deram o exemplo para construirmos  uma Igreja diocesana cada vez menos dependente e mais autossuficiente.